segunda-feira, 26 de março de 2012

EU QUE FIZ



Desde que nascemos, vivemos para aprender e aprendemos quando de fato fazemos.
Então quando uma criança leva para a escola um trabalho que não foi ela que fez, a nota, a avaliação que ela irá receber por este trabalho, lhe servirá apenas para dizer a ela que ela não é capaz, desestimulando-a e fazendo com que ela perca a certeza de que é capaz.
Deixemos que experimentem, que tentem, que descubram.
Por conta disso, é muito importante que a criança receba os méritos por aquilo que ela mesma fez. Se não ficou lá essas coisas, mas foi ela quem fez. E quando for elogiada por alguém, poderá dizer sem culpa: "EU QUE FIZ".
Pense nisso!

Escrito por Psicopedagoga Rosângela Dagostin

terça-feira, 20 de março de 2012

QUEM DISSE QUE SER MÃE É PADECER NO PARAÍSO?


"Quem foi mesmo que disse que ser mãe é padecer em um paraíso? Ser mãe é muito mais difícil. É assistir a seu filho transformar-se em um ser humano cheio de vontades e não poder fazer nada para impedir. Porque se você não permitir que seu filho faça as suas próprias escolhas , vai acabar tendo um animal de estimação em casa. E às vezes, minha cara amiga, o bicho é bravo!"
(Pérolas do Falabella-www.meetv.com.br).

Comentário da Psicopedagoga: Não é que não possamos opinar, direcionar. Afinal, nós pais, temos e dever de servir como referência, como parâmetro para nossos filhos. Porém se não deixarmos que eles formem sua própria opinião, se pensarmos por eles, se agirmos por eles, aí, de fato estaremos criando, com perdão da metáfora, "um bicho de estimação", aquele que apenas obedece por instinto, sem precisar pensar. E o que é mesmo que nos difere dos outros animais? É isso mesmo, o que nos difere é a CAPACIDADE DE PENSAR.

Rosângela Dagostin
Psicopedagoga ABPpSC 377/2009

Psicopedagogia


Rosângela Dagostin
Atendimento Psicopedagógico Clínico

ABPp 377/2009

Mas afinal, o que é Psicopedagogia, do que se trata?
A Psicopedagogia é um campo do conhecimento que se propõe a integrar, de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos do aprender humano. Enquanto área do conhecimento multidisciplinar, interessa a Psicopedagogia compreender como ocorre o processo de aprendizagem para poder "tratar" as possíveis dificuldades de aprendizagem inerentes a este. Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento, tais como a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Psicologia Transpessoal, a Pedagogia, a Neurologia, entre outros. (site Psicopedagogia On Line).
Particularmente penso que a Psicopedagogia é um ato de amor, que permite às pessoas com dificuldades de aprendizagem resgatar o prazer de aprender! (Rosângela Dagostin).


Consultório de Psicopedagogia Clínica: Rosângela Dagostin/Psicopedagoga

segunda-feira, 19 de março de 2012

Um dia um adeus!



Adeus aos meus sapatos velhos,
às minhas quinquilharias estocadas no escritório,
às minhas roupas que já não me entram mais.

O desapego faz parte de nossa renovação,
de nosso recomeço,
de nosso aperfeiçoamento.

Somente abriremos espaço para coisas novas quando nos desapegamos daquilo que já não usamos mais e apenas ocupam espaços em nossos armários e estantes.

Quando ficamos muito preocupados com dores antigas, ressentimentos, não deixamos que coisas novas façam parte de nossas vidas.

Abra espaço no seu armário, na sua vida. Abra as janelas, deixe a brisa entrar. Dê oportunidade para o novo.

Viva o desapego! Guardemos apenas aquilo que de fato iremos utilizar e que nos faça sentido.

E, não tem jeito...

Um dia um adeus.

Rosângela Dagostin
Psicopedagoga